Agora estamos entrando numa fase da história da igreja cristã que, embora breve com apenas quinze anos é de grande relevância. Naquela época, decidiu-se uma questão crucial:
Se o Cristianismo deveria continuar sendo uma seita judaica obscura, ou se deveria se transformar numa igreja que estivesse sempre de portas abertas para o mundo. Inicialmente, entendemos que a propagação do evangelho estava confinada à cidade de Jerusalém e áreas próximas; todos os membros da igreja eram judeus de nascimento ou adotados. Ao término da construção, a igreja já estava estabelecida na Síria, na Ásia Menor e tinha alcançado a Europa. Além disso, os membros da igreja já não eram predominantemente judeus; em algumas circunstâncias, predominavam os gentios.
O Crescimento da Igreja Jerusalém
Na Palestina, o idioma utilizado nas assembleias era o hebraico ou aramaico. Contudo, em áreas bem mais populosas, o idioma predominante era o grego. Analisemos as fases subsequentes deste movimento de expansão.
Surgiu uma reclamação na igreja de Jerusalém sobre o método utilizado para a distribuição de ajuda aos necessitados, uma vez que as famílias de judeus-gregos ou helenistas eram prejudicadas.
A pregação de Estevão.
Não podemos deixar de citar sobre Estevão pois, sua atuação como pregador rapidamente despertou a curiosidade de todos. Desde a acusação contra esse jovem, quando foi detido pelas autoridades judaicas, até a sua defesa, fica claro que Estêvão proclamou Jesus Cristo como Salvador, a todos não apenas aos judeus, mas também para os não judeus. Talvez Estêvão tenha sido o primeiro membro da igreja a ter uma perspectiva do evangelho para o mundo todo, e esse ideal acabou levando à sua morte.
O Apedrejamento de Estêvão.
Um jovem de Tarso, uma cidade costeira da Ásia Menor, chamado Saulo, estava entre os que ouviram a defesa de Estêvão e ficaram comovidos com suas palavras genuínas, porém incompatíveis com a mentalidade judaica daquela época. Este rapaz por nome Saulo foi educado sob a supervisão do renomado Gamaliel, um respeitado e renomado intérprete da lei judaica.
Saulo esteve envolvido no apedrejamento de Estêvão e, em seguida, liderou uma feroz e incansável perseguição contra os seguidores de Cristo, detendo e torturando homens e mulheres. Nessa ocasião, a igreja em Jerusalém se desfez e seus integrantes se espalharam por diversos locais. No entanto, independentemente de onde estivessem, seja em Samaria ou Damasco, ou até mesmo na distante Antioquia da Síria, eles se transformavam em propagadores do evangelho.
Disseminação do Evangelho e o Crescimento da Igreja
Assim, o fervoroso ódio de Saulo era um elemento favorável para a disseminação do evangelho e da igreja.
Além de Estêvão, Filipe, um dos doze apóstolos, também está incluído na lista dos sete nomes selecionados para administrar os bens da igreja. Após o falecimento de Estêvão,
Filipe buscou refúgio entre os samaritanos, uma população mista que não se identificava como judeu ou gentio, sendo por isso mesmo desconsiderado pelos judeus. O fato notável de Filipe iniciar a pregação do evangelho entre os samaritanos indica que ele se libertou do preconceito judaico. Filipe fundou uma igreja em Samaria, que recebeu a aprovação dos apóstolos Pedro e João.
Igreja com membros estrangeiros.
Esta foi a primeira igreja estabelecida fora das comunidades judaicas; contudo, não se tratava de uma
igreja composta exclusivamente por membros de origem estrangeira. Tanto é que Filipe foi visto mais
tarde pregando e estabelecendo igrejas nas cidades costeiras de Gaza, Jope e Cesaréia, apesar que
estas cidades fossem de cunho gentílicas, todas possuíam uma população judaica bem robusta. Não
poderia ser diferente nessas cidades, onde o evangelho teria que se misturar ao mundo pagão.
Um grande abraço a todos!